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13/09/2011

Use o cartão de forma inteligente


Por em 21:28

O perigo dos juros altos dos cartões de crédito já é bem conhecido de muitos consumidores. Mas, para especialistas, os cartões, quando usados de forma inteligente, podem trazer vantagens, caso o cliente saiba controlar seus gastos e pague a fatura em dia, o que evita o pagamento de juros.

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas em que o cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhas, produtos, doações para ONGs, ou descontos em lojas, serviços e na própria anuidade do cartão.

"Uma vez que você terá certas despesas de qualquer jeito, pode pagar com cartão e ter vantagens", diz Cláudio Carvajal, consultor de finanças pessoais e professor da Faculdade Módulo. "Mas só se você pagar 100% da fatura na data do vencimento, se não estará fazendo um mau negócio".

Para o consultor de finanças pessoais Conrado Navarro, autor do livro Vamos falar de dinheiro?, "ao usar o cartão de crédito você vai ter a vantagem de pagar depois pelos gastos e ainda ganhar pontos ou outras vantagens".

Mas ele também alerta que as taxas do chamado crédito rotativo do cartão, aplicadas quando o cliente não paga todo o valor da fatura na data de vencimento, podem passar de 12% ao mês. "Não é o cartão que é o vilão, é que as pessoas não sabem usar o crédito em geral". Ele alerta ainda que as promoções de milhas ou outras vantagens podem acabar estimulando um consumo além do planejado.

Navarro diz acreditar que o cartão de crédito também é um instrumento útil no orçamento das famílias. "Você vai fazendo gastos ao longo do mês e programa o pagamento em uma data específica. É ótimo para o planejamento financeiro", diz ele.

Para Carvajal, outra vantagem dos cartões de crédito são os parcelamentos sem juros oferecidos por lojas. "Às vezes é interessante dividir em seis, oito vezes sem juros, desde que depois você não se esqueça da parcela".

Pontos

Na hora de escolher um cartão de crédito com programa de recompensas, é preciso ficar atento às condições, que variam muito entre os bancos e entre os tipos de cartões. Existem cartões em que o cliente acumula milhas, por exemplo, em que US$ 1 vale um ponto, enquanto em outros cartões o mesmo dólar vale 1,5 ou até 2 pontos. Normalmente, porém, a anuidade fica mais cara à medida que as vantagens do cartão aumentam.

Os bancos também lançam constantemente novidades nesses programas de recompensas. Sucesso nos Estados Unidos, o chamado "cash back", em que o cliente recebe de volta, em dinheiro, parte dos gastos feitos no cartão, já existe no Brasil. Segundo estudos do banco Santander, outra tendência nos EUA é a troca de pontos por vouchers ou "gift cards" de lojas como Amazon ou Best Buy, tendência que deve chegar ao Brasil em breve.

Para Márcio Parizzotto, da área de produtos de cartão de crédito do Bradesco, a tendência é oferecer benefícios mais imediatos para o público de baixa ou média renda. Um dos programas do banco permite resgate dos pontos a cada três meses, com troca por eletroeletrônicos, por exemplo. "Para a alta renda as milhas ainda são as mais procuradas, mas para a baixa e média renda as passagens aéreas têm um apelo menor", comenta.

Outro tipo de cartão de crédito que existe no mercado são os chamados "co-branded", em que o cliente obtém descontos ou produtos, mas somente em uma determinada marca ou loja. Há cartões de montadoras, livrarias, lojas online e até de seguradoras. Nesses casos, normalmente a acumulação de vantagens é mais rápida, mas mais limitada do que em programas que permitem a troca dos pontos por uma variedade de produtos e serviços.

Também é preciso ficar atento à validade dos pontos (muitos expiram se não forem trocados por produtos, serviços ou descontos) e a eventuais taxas cobradas na hora de converter os pontos em vantagens.

Para não ter problemas na hora de resgatar os pontos ou milhas, Renata Reis, técnica do Procon de São Paulo, recomenda guardar o contrato e outros documentos sobre a promoção, como folhetos, ofertas na internet etc. Segundo ela, se a operadora do cartão não cumprir o que foi prometido, é possível recorrer ao órgão para exigir o cumprimento da oferta.

Renata explica que quem fica inadimplente com a operadora de cartão de crédito pode perder o direito a resgatar ou acumular pontos nos programas de recompensas. "Isso pode estar previsto em contrato, mas deve ser informado claramente e previamente ao consumidor", afirma a técnica do Procon.

Fonte: Portal Administradores, com G1


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Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

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