+ BLOGS:

04/09/2011

Análise Financeira - Obrigação ou necessidade?


Por em 14:53

Vamos conversar um pouco.
Puxe uma cadeira e chegue mais perto.
Como está a situação financeira da sua empresa?

Se a resposta for:
- Quem sabe disto é o gerente do banco!
Meu amigo, você tem que mudar rapidamente seus procedimentos de gestão, ou sua empresa irá engrossar as estatísticas do SEBRAE-SP que demonstram os índices de mortalidade empresarial no estado de São Paulo.

Mas se a sua resposta for:
Atualmente não sei, mas gostaria de conhecer as ferramentas de que preciso para realizar a análise financeira da minha empresa.
Muito bem, vamos lá, mas lembro que você terá um grande desafio pela frente: conhecer de forma geral o seu negócio.

Para atender grande parte desta necessidade existem 2 ferramentas empresariais básicas, que podem fornecer inúmeras informações sobre a empresa, desde que sejam adequadamente utilizadas.

A 1ª Ferramenta: Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE 

A função desta ferramenta é a de informar se a empresa está obtendo lucro ou não nas operações pertinentes a um determinado período, geralmente de um mês.

Os valores que compõem o DRE devem corresponder ao mês que está sendo analisado, portanto, não necessariamente, se houveram a efetivação dos pagamentos dos custos e dos recebimentos das vendas, naquele determinado mês.

O DRE possibilita diversas análises, como a do Lucro Líquido, com valor negativo que pode significar que:

1. Faturamento abaixo do ponto de equilíbrio, faturamento necessário para pagar os custos, calcula-se dividindo o custo fixo pelo percentual da margem de contribuição;

2. Custos Fixos elevados em relação ao faturamento;

3. Formação dos preços de venda com margens de lucro muito baixas, ou até mesmo zerada ou negativa, possivelmente os preços estão sendo calculados sem a inserção dos custos fixos;

4. Despesas financeiras muito elevadas, devido, provavelmente ao desconto de cheques ou duplicatas.

A 2ª Ferramenta: Fluxo de Caixa


A função desta ferramenta é a de informar o empresário da situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e o saldo, realizado e a realizar, de forma diária e acumulada.

A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo.

O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar, o óbvio, a empresa está gastando mais que recebe, mas as causas seriam:

1. Os prazos para pagamentos dados aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à empresa;

2. As parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altas que o saldo de caixa;

3. As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;

4. As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa;

5. Os juros bancários estão crescendo.

Ou o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto a empresa está conseguindo cumprir suas obrigações.

Jorge Luiz da Rocha Pereira - Consultor
Fonte: Site Sebrae.

Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link abaixo: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.