+ BLOGS:

03/09/2011

Crise - Poupar ou pagar dívidas?


Por em 19:36

Na atual conjuntura, a população mundial prioriza mais ter menos dívidas do que poupar, segundo mostrou estudo realizado pelo HSBC.

De acordo com os dados, que foram coletados de 15 países, até o momento, 13% das famílias esgotaram suas economias para pagar dívidas, tendo em vista que a presença de um débito em atraso é uma das principais restrições nas finanças de curto prazo e planejamento de aposentadoria das famílias.

Dívida x aposentadoria

A pesquisa ainda questionou os entrevistados sobre o impacto da dívida na sua capacidade de poupar para a aposentadoria. Quase uma em cada cinco pessoas citou a dívida como tendo impacto, preocupação bastante presente nas populações de Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México e Cingapura.

No Brasil, 23% das pessoas enxergam a dívida como uma barreira à poupança, conforme mostra a tabela abaixo:

Percentual de pessoas que acreditam que o endividamento é uma barreira à poupança

País Percentual
México 31%
EUA 31%
Canadá 28%
Cingapura 27%
Arábia Saudita 27%
Brasil 23%
Reino Unido 23%
Turquia 17%
Emirados Árabes 13%
China 12%
Índia 11%
Hong Kong 11%
França 10%
Japão 8%
Coreia do Sul 6%

Fonte: HSBC

Menos endividamento, mais poupança

Se, no curto prazo, as famílias tendem a poupar menos para pagar as dívidas, no longo prazo, isso indica que elas terão mais condições de guardar dinheiro.

"A atual contração na disponibilidade e na demanda por crédito ao consumidor poderia sinalizar o início de uma importante mudança no comportamento da família para o planejamento de longo prazo", diz o estudo.

Fonte: Site InfoMoney.
Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link abaixo: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.