+ BLOGS:

15/09/2011

Crie oportunidades nas crises


Por em 18:20

O erro da atual situação econômica não é de sua responsabilidade. Afinal, você não especulou com derivativos e não financiou casas no mercado norte-americano. E daí? Nem por isso você precisa se colocar na posição de vítima, muito menos esperar passivamente que a crise acabe.

Também não dá para fugir dela, mas você pode escolher arrancar oportunidades do novo cenário econômico. Acredite: ele mudará a vida de todos nós, e já que é assim, trará grandes chances para quem conseguir aproveitar as transformações.

Enquanto as pessoas ao seu redor estão retraídas por causa da percepção que adotaram, escolha garimpar oportunidades. Saia fora das angústias padrão. Em vez de chorar junto com os que se imobilizam devido à crise financeira, avalie as atitudes que os agentes econômicos (seus colegas, chefes ou concorrentes) adotam. Sobretudo, fique de olho no contra pé do mercado para alavancá-lo a seu favor.

Saiba distinguir as desculpas adotadas por oportunismo das justificativas de quem quer achar novos caminhos. Estou falando de clientes, líderes e colegas que estão ávidos para ter sua ajuda e arrancar leite de pedra, num cenário em que o crédito está escasso. Que paradoxo! As empresas precisam desesperadamente do novo, mas estão contagiadas pelo medo de assumir novos riscos. Ou seja, você precisa ser criativo, mas deve também ser cauteloso.

Você pode e deve contribuir não só com ideias, mas também na administração dos riscos. Trata-se de uma atitude muito diferente de fugir da ousadia. Nada de dizer que não vai dar certo. A questão é como fazer para dar certo. Portanto, sua hora é agora.

Reforce a sua presença diante de potenciais clientes, das lideranças de sua organização, de seus colegas. Tenha a coragem de apresentar soluções que coloquem seus parceiros em vantagem competitiva diante dos concorrentes.Estimule o movimento enquanto o mercado ainda está imobilizado.

Você se destacará se souber apresentar propostas que se transformem em fisioterapia gerencial para seus aliados. Aponte ganhos que surgirão de atitudes que envolvam riscos administrados e que possam ser adotadas a baixo custo. Registre possibilidades futuras. Pense em inovações de peso, sempre acompanhadas de estudos responsáveis sobre seus riscos e possibilidades de contorná-los. Crie o círculo virtuoso que destacará da concorrência sua empresa e a empresa de seu cliente.

Assim você se tornará a referência positiva.

Outros vão continuar a perder negócios enquanto continuarem dopados pelos discursos e manchetes que lêem. Não esqueça: enquanto as mentes e a verbas encolhem, as oportunidades aumentam.

Fonte: Artigos.biz
Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.