+ BLOGS:

06/09/2011

Taxas de Investimento - Fique de olho!


Por em 20:02

No início de abril, como parte da iniciativa de incentivar os investimentos em títulos públicos, a BM&F Bovespa anunciou uma redução de custos na operação, tornando-os mais competitivos para o investidor de longo prazo e mais flexíveis para o investidor que precisar vender seus títulos em prazos inferiores a um ano.

Com a mudança, as taxas passaram, a partir de 6 de abril, a serem cobradas da seguinte forma:
Taxa de Negociação, de 0,10%, do valor da compra (na data de negociação);

Taxa de Custódia de Títulos do Tesouro Direto, de 0,30% ao ano, cobrados de forma pro rata, a cada semestre, ou na ocorrência de um evento de custódia (pagamento de juros, venda ou vencimento do título), o que ocorrer primeiro.
Além dessas taxas já pré-estabelecidas, existem ainda as taxas cobradas pelos agentes de custódia, que não têm limites e são livremente acordadas com os investidores.

Taxas variam de um Agente para outro

O cadastramento do investidor por um Agente de Custódia é necessário, pois esta instituição financeira é responsável pela guarda dos títulos públicos junto a BM&F Bovespa, repasse de recursos financeiros referentes aos eventos de custódia (pagamento de juros e resgates) ao investidor e recolhimento de tributos (Imposto de Renda e IOF).

As taxas cobradas por esses agentes, no entanto, variam de uma instituição para outra. Ao investidor, cabe analisar a melhor opção.

De acordo com o último Ranking de Taxas dos Agentes de Custódia, disponível no site do Tesouro Direto e referente ao dia 1º de julho, as taxas variavam de 0% a 4%, dependendo da instituição.

Entre as corretoras credenciadas que não cobram taxa de administração, estão Banif, Socopa e Spinelli. Na outra ponta da lista, com as taxas mais altas entre os agentes de custódia, está o Itaú, com 3% ao ano no Itaú Personalité e 4% ao ano do Banco Itaú.

Outros encargos

Além das taxas descritas anteriormente, os títulos públicos ofertados no Tesouro Direto estão sujeitos à mesma tributação dos investimentos em fundos de renda fixa, ou seja, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), para aplicações inferiores a 30 dias, e Imposto de Renda, com alíquotas variando de acordo com o tempo de aplicação:
Até 180 dias - 22,5%
De 181 a 360 dias - 20%
De 361 a 720 dias - 17,5%
Acima de 720 dias - 15%
A base de cálculo do IR se dá sobre os rendimentos no momento da venda do título, no seu vencimento e no pagamento de cupom de juros.

Fonte: Site InfoMoney.

Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link abaixo: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.