+ BLOGS:

16/09/2011

Enriqueça sendo prudente com seu dinheiro


Por em 13:15

A falta de dinheiro faz tão mal a saúde quanto a morte de algum ente querido. Pelo menos essa é a conclusão de um estudo realizado há pouco tempo na Inglaterra. Essa pesquisa mostrou que 88% dos entrevistados disseram que tinham depressão em função de dificuldades financeiras. As outras causas mais apontadas foram morte ou doenças na família e problemas no casamento.

É claro que no Brasil a situação não é diferente. Para quem tem algum juízo e um tanto de vergonha na cara - como acontece com a maioria das pessoas - ter dívidas e não conseguir pagá-las é um pesadelo pavoroso. Tão assustador que para livrar-se dele muita gente acaba enfiando os pés pelas mãos e fazendo tanta bobagem que, ao invés de melhorar, consegue complicar ainda mais a situação. É o caso de quem pede dinheiro a agiota.

Conheça alguns passos para virar o jogo, livrando-se, de vez, das dívidas.

Dívidas acumuladas

Você não quer complicar ainda mais a sua vida, não é? Então, fuja de todas as maneiras dos agiotas. Além disso, jamais acredite em anúncios que oferecem dinheiro fácil e sem burocracia. São armadilhas perigosas. Para livrar-se dos juros absurdos do cartão de crédito e do cheque especial, faça um empréstimo pessoal em sua agência bancária, pagando juros bem menores.

Prestações em atraso

Procure os credores e renegocie as dívidas. Lembre-se que interessa a eles negociar o parcelamento dos débitos. Ponha os termos do acordo no papel, fazendo constar:

- débito discriminado;
- número de prestações;
- valor das parcelas;
- data de vencimento de cada uma delas;
- penalidade por atraso ou cancelamento do acordo.

Protesto em cartório

Se você recebeu o aviso do cartório não há mais nada a fazer senão pagar o valor impresso na intimação. Se o prazo já estiver vencido, é preciso procurar o credor para quitar ou parcelar a dívida. Para que o protesto seja cancelado, os comprovantes de quitação ou do acordo de parcelamento, com firma reconhecida, deverão ser entregues ao cartório. Para certificar-se que o protesto foi cancelado, peça uma certidão negativa ao cartório.

Cheques sem fundo

Quem tem cheque devolvido por falta de fundos tem o nome inscrito no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) do Banco Central. Para cancelar esse registro, antes de mais nada, é preciso regularizar o débito, obter uma declaração de quitação de dívida com firma reconhecida e recuperar o cheque em questão. Depois, é entregar a declaração à sua agência bancária e pagar uma taxa para que seu nome seja retirado do CCF.

SPC e Serasa

A partir do momento em que a dívida é quitada, o credor tem cinco dias para retirar o nome do devedor das listas do SPC e da Serasa. Se a dívida for parcelada, o prazo de cinco dias conta a partir do pagamento da primeira parcela.

Fonte: Portal Educação Financeira
Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.