+ BLOGS:

27/09/2011

Classes A e B pesquisam menos nas compras


Por em 12:22

Comparar preços e pechinchar são hábitos dos brasileiros na hora de consumir. Hábitos que se tornaram ainda mais fortes depois da crise financeira. "Muitos brasileiros que passaram por dificuldades no ano anterior, e até mesmo aqueles que não chegaram a ter problemas, mas ficaram receosos, ampliaram a pesquisa de preços antes de fazer suas compras. A crise deixou todo mundo mais cauteloso e mais preocupado em planejar seus gastos", afirma a superintendente da ACSP ( Associação Comercial de São Paulo), Roseli Garcia.

Porém, uma pesquisa realizada pela entidade aponta que, dos 77,5% dos entrevistados que garantem fazer pesquisa de preço antes de entrar em uma loja, 81,6% são de classe DE. "As classes mais altas sofreram mais com a crise, mas isso não significa que elas pesquisem mais os preços. Entre os entrevistados, todas as famílias de renda baixa garantiram fazer a pesquisa, ao contrário das classes mais altas".

Roseli explica que, na classe DE, é comum haver migração para as lojas e supermercados que oferecem preços menores, o que não acontece com famílias de classe AB. "Essas famílias, embora também estejam bastante ligadas ao preços, dão valor também a outras coisas como conforto, fidelidade e às vezes pagam mais caro pelo serviço e pela facilidade", explica.

Pechinchar
Pechinche ao máximo e valorize seu dinheiro na hora de comprar.

Porém, na hora de pechinchar, a executiva explica que as classes com rendas mais altas não se diferenciam das mais baixas.

"Na hora do desconto, todo mundo quer. Esse é um comportamento padrão entre o consumidor brasileiro. Mas nem sempre foi assim. Antes havia a vergonha de pedir um abatimento no preço. Mas os compradores foram aprendendo a negociar, e hoje pechinchar é comum até em loja virtual", explica.

A pesquisa aponta ainda que 65,2% dos entrevistados adquirem a maior parte dos produtos comprados em ofertas e promoções. Essa porcentagem é ainda maior nas classe DE: 73,50%.

Fonte: InfoMoney
Participe enviando suas dúvidas, sugestões de artigos, aviso de problemas e em 24 horas terá resposta. Clique aqui!

 Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar a newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.