+ BLOGS:

04/09/2011

Cartões de Crédito - Fraudes via e-mails


Por em 15:07

A crise deixou os brasileiros mais preocupados com possíveis fraudes com cartões de crédito. Essa preocupação tem fundamento, já que multiplicam-se os meios pelos quais senhas bancárias e cartões são copiados.

De acordo com o Índice de Segurança Unisyus, 70% das pessoas acreditam que esse risco aumentou desde setembro do ano passado. As instituições bancárias também estão preocupadas, tanto é que investem cerca de R$ 1,5 bilhão, anualmente, em segurança eletrônica.

A Polícia Federal prendeu 76 pessoas acusadas de participar de esquema de fraudes dessa natureza, envolvendo cheques e cartões de crédito. O órgão detectou que os desvios foram realizados por meio da internet, segundo a Agência Brasil.

Por isso, é bom ficar atento às mensagens recebidas no seu e-mail. Elas podem conter programas utilizados para esse tipo de crime. De maneira geral, esses programas estão inseridos em mensagens falsas, como se fossem do banco no qual o usuário tem conta, enviadas por mensagem eletrônica. Elas induzem o correntista a entrar em página falsa do banco e capturam senhas bancárias.

Outra forma de desviar dinheiro é a instalação de câmeras em caixas eletrônicos, que filmam o momento em que o correntista digita a senha, enquanto um dispositivo acoplado ao terminal copia o cartão.

Não abra!

Não abra qualquer mensagem suspeita!
Diante desse problema crescente, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) dá dicas de como evitar ser vítima de fraudes e esquemas como esses. O órgão recomenda aos usuários ficarem atentos às mensagens que recebem por e-mail.

Desconfiança é a palavra-chave nessas situações. Preste atenção no nome e endereço de quem enviou a mensagem. Se não reconhecer o endereço, não abra. Mas isso não basta, já que, muitas vezes, esse tipo de mensagem é enviada com nomes e endereços conhecidos e que até fazem parte da sua lista de contatos.

Por conta disso, é bom redobrar o cuidado no assunto da mensagem. Geralmente, mensagens maliciosas ou de cobrança contêm arquivos anexos ou links. Nunca os abra ou clique neles. A Federação listou alguns assuntos comuns que devem ser olhados com atenção:

"Você foi vítima de ação de despejo";
"Veja fotos inéditas do desastre aéreo" de uma determinada companhia;
"Confira fotos eróticas" de um determinado artista;
"Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes";
"Recadastre sua senha. Clique aqui", em nome de um determinado banco;
"Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui."
"Você recebeu um cartão de alguém especial. Clique aqui".

Outras mensagens, com nomes de órgãos públicos e oficiais, como tribunais, INSS, Receita Federal e Detrans, também devem ser olhados com desconfiança. A Federação recomenda ainda desconfiar de ofertas de ganhos fáceis e rápidos de dinheiro, mesmo que atraentes.

Conhecer bem o site do seu banco é outra forma de tentar se precaver de fraudes. Suspeitas devem ser comunicadas à instituição bancária.

Fonte: Site InfoMoney.
Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link abaixo: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.