+ BLOGS:

26/08/2011

Imprevistos Financeiros


Por em 23:38

CrisisAcidente, doença, desemprego... ninguém está livre de problemas desse tipo. Na última reportagem da série sobre educação financeira, o Jornal Hoje mostra o impacto dos imprevistos na vida das famílias e o que fazer para não ser pego desprevenido.

Gilvan Sales da Silva está há sete meses na fila do emprego – sete meses de angústia. “É difícil, principalmente porque eu passei dos 45 anos. O mercado já me acha velho”, ele explica.

Gilvan era caseiro de uma empresa, com salário de R$ 500 mais casa pra morar, água, luz, telefone e cesta básica. Agora, ele perdeu o emprego, os benefícios e o controle das contas.

Em casa, a família de Gilvan tenta se adaptar aos tempos difíceis. O dinheiro da indenização acabou e a única renda, por enquanto, vem do filho Jeanderson, monitor de uma escola do bairro: R$ 250 reais por mês. A mulher, Maria, tenta reforçar o orçamento fazendo bordados.

Para o economista Renato Pianowski, Gilvan poderia enfrentar melhor esse momento de turbulência se tivesse feito uma reserva, guardando parte do salário enquanto estava empregado. “No mínimo, devia ser uns 10% da receita para essas emergências”, ele ensina.

Agora, sem emprego, não há muito o que fazer. O jeito é cortar despesas, e a primeira baixa foi na churrasqueira. “Já foi eliminada. Só vemos um churrasquinho quando alguém convida a gente”, brinca Gilvan.

Crisis

O economista sugere ainda que Gilvan renegocie as dívidas mais urgentes e que toda família saia em busca de pequenos serviços. “Substituir alguém que for tirar férias, por exemplo. É claro que isso não pode substituir a busca de emprego, mas ajuda”, diz Pianowski.

Se já é complicado administrar uma situação inesperada, imagine então um imprevisto em dose dupla. Clécio e Daliner têm dois filhos – Luiz Henrique, de 3 anos, e Francisco, de seis meses; agora, acabam de receber a notícia de que ela está grávida de gêmeos. “A gente não conseguiu sentar ainda para organizar as finanças, mas sabe que a despesa vai dobrar!”, admite a pedagoga Daliner Marchesi.

Apanhados de surpresa, ela e o oficial marido só enxergam contas pela frente. “Estou um pouco assustado, nós não temos uma poupança pra esse tipo de emergência”, diz Clécio. A saída foi montar um plano de emergência para receber os gêmeos: a construção de uma casa maior ficou para depois, e o segundo carro da família vai ser bem mais modesto. Como os aniversários dos filhos vão se concentrar na mesma época do ano, o casal já decidiu: vai economizar também nas festas.

Nessa onda de cortes, já sobrou para o caçula: Francisco vai herdar as roupas e brinquedos do irmão mais velho. “Foi difícil convencê-lo a ceder, mas ele colaborou”, conta o pai. 

Wilson Kirsche
Fonte: Site Jornal Hoje

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.