No post de hoje vamos falar um pouco sobre os Screencasts, um novo tipo de conteúdo digital que tem se tornado cada vez mais comum na internet, e que definitivamente possui grande potencial de vendas.
Os Screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador. Algumas pessoas chamam este tipo de conteúdo de “vídeo onscreen” ou “vídeos capturados da tela”, no entanto o nome mais usado é Screencast.
A grande vantagem dos Screencasts é que permitem o produtor gerar vídeos com custo baixíssimo, sem precisar de nenhum tipo de estúdio ou equipamentos especiais. O produtor pode gravar tudo que está se passando em sua tela e depois expor isto para qualquer pessoa assistindo os vídeos, conseqüentemente é possível gerar muito conteúdo interessante utilizando esta técnica. Veja alguns exemplos:
- Você poderia criar um Screencast onde ensina as pessoas a utilizarem algum site ou serviço online
- Você poderia criar um Screencast onde ensina as pessoas a utilizarem um software, como por exemplo, programas para edição de imagem, edição de vídeos, recursos avançados de processadores de texto, etc.
- Você poderia criar um Screencast onde faz uma palestra ou curso sobre determinado assunto. Você cria a apresentação no seu software de apresentações favorito (ex: Power Point (para PC), Keynote (para Mac)) e filma a tela enquanto percorre o seu roteiro.
- Você pode criar demonstrações ou apresentações sobre seus produtos, aumentando muito a chance dos compradores se interessarem por eles e então adquirí-los.
Como criar um Screencast?
Para criar um Screencast a primeira coisa que você precisará é de um software de captura de tela. Existem vários no mercado, alguns gratuitos, muitos com versão trial, e vários pagos. Se você tem interesse em utilizar screencasts seja em sua estratégia de marketing, ou estratégia de produtos, vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo a respeito de suas opções de software. No entanto aqui vão algumas dicas.
Software para captura de tela:
- CamStudio: uma boa ferramenta para screencasts, porém não possui muitas opcões de customização, nem edição do vídeo. A boa notícia é que ela é 100% gratuita e você pode encontrá-la em: http://camstudio.org/
- Webnaria: outra ferramenta gratuita e muito boa. Bem simples de se usar. Você pode baixar em: http://www.webinaria.com/
- Camtasia: o melhor de todos os softwares de screencasts na opinião de muitos. Possui uma versão trial gratuita, porém a versão completa é paga e custa em torno de U$ 299. Site oficial: http://www.techsmith.com/camtasia/
- Microsoft Expression Encoder 4: muito bom software, também possui uma versão gratuita que permite gravação de screencasts de até 10 minutos de duração. A versão completa custa U$ 199.95. Acesse o site oficial aqui.
Software para edição de vídeo:
Depois de gravar seu screencast, certamente você irá querer editar algumas partes, fazer alguns cortes, adicionar música, etc.
Se você estiver usando uma ferramenta paga para gravar o screencast, certamente você já terá grande parte destes recursos embutido na ferramenta. Caso contrário, você terá que utilizar um outro software para fazer esta edição. Aqui vão algumas dicas de software de edição de vídeo:
- Windows Movie Maker Portable: o mais simples e fácil de todos. Ideal para amadores ou iniciantes. É a versão portátil do software que vem com a versão original de todo Windows. Você pode baixá-lo aqui: http://ricardoartts.blogspot.com/2010/10/windows-movie-maker-portable.html
- Apple iMovie: para os usuários de Mac, existe o iMovie, que além de ser gratuito e vir com qualquer Mac, é um excelente software de edição e muito fácil de se usar.
- Sony Vegas Pro 10: excelente software de edição de vídeo, também é pago, mas possui versão trial que pode ser baixada aqui.
- Adobe Premiere: software usado por grande parte dos profissionais do ramo de edição de vídeos. Ele é gratuito para testar e esta versão trial pode ser baixada aqui: http://www.baixaki.com.br/download/adobe-premiere-pro.htm .
Como Ganhar Dinheiro com Screencasts?
Agora que você já sabe como criar screencasts a próxima pergunta é: Como ganhar dinheiro com eles?
Existem duas formas:
- Você cria screencasts para vender, com conteúdo em forma de cursos ou ensinando pessoas a fazerem algo em seu computador;
- Você cria screencasts para usar como ferramenta de marketing, e divulga seus vídeos gratuitamente no YouTube por exemplo, fazendo apresentações ou promovendo algum produto.
Se você pretende vender screencasts, o Hotmart é a ferramenta ideal para você! Você pode associar a um mesmo produto quantos arquivos desejar, de até 250 MB e com isso aproveitar todos os recursos de infra-estrutura e automatização que o Hotmart provê para suportar suas vendas.
Além disso, você poderá contar com os benefícios de ter um programa de afiliados, onde várias pessoas poderão vender os seus screencasts em troca de comissões que você definir.
E você, já pensou em ganhar dinheiro com screencasts?
(Fonte: Hotmart – João)
0 comentários:
Postar um comentário
Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:
1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.