Em qualquer negócio baseado na internet, seja ele uma empresa que vende seus serviços online, um blog que desejar ganhar dinheiro com programas de afiliados ou um site comum de e-commerce, todos estes tem uma característica comum: eles precisam de Tráfego.
Existem diversas estratégias para se gerar tráfego e a partir daí divulgar seus produtos ou serviços. Basicamente estas estratégias podem estar focadas em dois tipos de tráfego:
- Tráfego Pago
- Tráfego Gratuito
Os dois tem sua aplicação e trazem resultados, porém cada um tem suas características únicas. Através de Tráfego Pago é possível conseguir visitas a curtíssimo prazo, de forma quase imediata, usando programas de PPC (pay per click) ou contratação de banners em sites com grandes visitações. Porém, a não ser que você tenha uma árvore de dinheiro no quintal, você deverá medir exatamente qual o retorno de investimento na publicidade que você comprou e mesmo otimizando este ROI ao máximo, ainda terá limitações de quanto poderá investir em Tráfego Pago.
Na outra ponta temos o Tráfego Gratuito. Todo empreendedor de internet sonha com este tráfego, pois trata-se de exposição de seus produtos e serviços sem nenhum custo com publicidade. Em outras palavras, você é capaz de gerar vendas com muito menos custo.
Mas então, como conseguir Tráfego Gratuito?
Existem diversas formas de se conseguir Tráfego Gratuito, porém todas elas estão apontando para um pilar central, que é indispensável para obtermos bons resultados com este tipo de tráfego. Este pilar chama-se: Conteúdo de Qualidade.
Se você não produzir conteúdo de qualidade, não conseguirá gerar tráfego gratuito em hipótese alguma, ou se conseguir, terá resultados medíocres e tráfego ruim (Sim, existe tráfego ruim!). E para a estratégia que vamos analisar hoje, esta regra não é diferente.
Gerando Tráfego com Marketing de Artigos
Existem diversos sites conhecidos como Diretórios de Artigos que aceitam publicações de artigos de autores independentes. Estas publicações normalmente são gratuitas e alguns destes sites possuem grande autoridade perante os Motores de Busca como o Google, Bing e Yahoo! e isto significa que conseguir um link proveniente destes sites, pode contar pontos positivos na hora do motor de busca posicionar o seu site nos resultados da pesquisa.
Mas nosso objetivo não é apenas conseguir links destes sites. Escrever para diretórios de artigos é uma ótima forma de começar a atrair tráfego e construir uma audiência para os seus sites no médio a longo prazo. Não espere que esta estratégia irá te trazer resultados imediatos porque, apesar de possível, é extremamente improvável que isto irá acontecer.
No entanto, o Marketing de Artigos pode trazer outros benefícios que logo de imediato talvez não sejam percebidos. Se você começa a escrever artigos de qualidade sobre os assuntos relacionados ao seu nicho e passa a publicá-los em vários locais diferentes, a medida que os leitores vão sendo expostos ao material que você criou, é natural que eles passem a reconhecer o autor como um autoridade naquele nicho.
Autoridade e Credibilidade levam tempo para serem construídas e são fatores cruciais na hora de um comprador decidir se irá comprar de você ou da sua empresa, ou se vai procurar o que ele precisa em outro lugar. Neste ponto, o Marketing de Artigos torna-se ainda mais vantajoso como estratégia de divulgação.
Dicas na hora de escrever seu Artigo
Fique atento as seguintes dicas na hora de escrever seu artigo:
- Crie um título Chamativo, mas não Apelativo. Se você criar um título Apelativo o artigo pode não ser aprovado pelo diretório de artigos e mesmo que fosse aprovado isto poderia comprometer um pouco da sua credibilidade.
- Foque em produzir um texto de qualidade, bem escrito e com um conteúdo que realmente agregue valor para o leitor. Não tente empurrar um produto ou ficar se auto-promovendo no texto. Foque em fornecer o melhor conteúdo possível e conquiste o leitor.
- Na assinatura do Artigo, divulgue o seu nome ou da sua empresa. Normalmente os diretórios permitem que você coloque também uma pequena descrição no seu perfil de autor. Este é o campo ideal para que você divulgue o seu site onde irá promover os seus produtos e serviços.
- Escreva algo que realmente valha a pena ser escrito. Um artigo com uma informação interessante pode gerar milhares de vezes mais tráfego do que vários artigos com conteúdos fraco.
- Escreva entre em 300 e 800 palavras. Menos do que 300 palavras pode tornar o seu artigo muito superficial, e mais que 800 pode torná-lo muito cansativo.
- Revise seu artigo. Três vezes.
- Dê o pontapé inicial na divulgação do seu artigo. Compartilhe com sua audiência nas redes sociais e peça seus amigos para fazerem o mesmo. Isto irá ajudar seu artigo a ganhar tração.
Onde publicar?
Existem centenas de diretórios de artigos na web, e algumas dezenas deles estão no Brasil. A grande maioria deles possui Pagerank 0 (PR), ou seja, ainda não possuem grande autoridade nos sites de buscas e consequentemente terão mais dificuldade em gerar bons resultados. Por este motivo, separei em uma lista dos diretórios que possuem PR acima de 2 e que acredito serem os melhores:
http://www.artigonal.com/ (Pagerank 4)
http://www.webartigos.com/ (Pagerank 4)
http://www.soartigos.com/ (Pagerank 3)
http://www.artigosonline.com.br/ (Pagerank 2)
Conclusão
Marketing de Artigos é uma boa estratégia para se gerar Tráfego Gratuito e construir sua reputação no nicho para o qual você escreve. Trata-se de uma estratégia de médio/longo prazo, não trazendo resultados de forma instantânea, porém uma vez escrito um artigo, aquela peça de conteúdo poderá continuar gerando visitas para você pelos próximos meses e até anos.
É importante sempre manter o foco em produzir um artigo com conteúdo de qualidade, que agregue valor para o leitor. Isto é indispensável para que o leitor possa indicar seu artigo para outras pessoas e assim criar um efeito viral.
(Fonte: Hotmart – João)
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