+ BLOGS:

16/11/2011

Orçamento doméstico familiar


Por em 22:51

No início do ano, a promessa costuma ser sempre a mesma: "Vou me planejar para não gastar mais do que posso e não contrair dívidas". No entanto, muitas famílias não sabem ou não aprenderam como fazer o planejamento do orçamento doméstico.

Fazer um orçamento é muito simples. Basta somar tudo o que é recebido pelo marido e pela esposa. Em seguida, é preciso somar todas as despesas, não evitando nenhuma, ou seja, aluguel, prestação do apartamento, plano de saúde, supermercado, feira, água, luz, telefone, combustível, escolas, cartão de crédito, mesadas, etc. Enfim, tudo o que gastamos.

Pegue seu saldo bancário positivo, some os recebimentos e deduza o total das despesas. O saldo é um valor que será a sobra ou poupança. Simples, não?

Consumismo

O orçamento nem sempre mostra sobra para poupança. Pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 31 de janeiro de 2010, mostra que famílias das classes A e B, com jovens entre 12 e 19 anos, têm dificuldades para manter suas finanças sob controle, porque eles gastam, em média, 8% mais do que recebem da família como mesada. A causa é o consumo exagerado.

Educação financeira

Depoimentos de especialistas mostram que esses jovens são mal acostumados pelos pais que, tendo dificuldades para dizer "não", precisam recorrer ao cheque especial, pagando taxas de juros de até 12% ao mês.

É interessante destacar que jovens na mesma faixa de idade, mas pertencentes a classes C e D, em geral, trabalham e administram melhor seus recursos, poupando de 32% a 48% de sua renda, segundo a mesma pesquisa. Essa atitude demonstra comportamentos mais responsáveis.

Fonte: Controle Financeiro Pessoal
Participe enviando suas dúvidas, sugestões de artigos, aviso de problemas e em 24 horas terá resposta. Clique aqui! Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar a newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.