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01/10/2011

Valorize seus clientes; são seu sustento!


Por em 13:11

Quero aproveitar este espaço para refletir sobre este maravilhoso discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários. Lembro aqui que as empresas que foram criadas por este homem vieram do absolutamente nada, uma micro empresa que teve seu início nos EUA e que hoje é o maior faturamento do planeta além de ser a maior rede de varejo do mundo.

Diz o seu discurso, com algumas adaptações nossas em palavras do nosso tempo, conforme segue abaixo:

Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera...Enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado...Enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina... Mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial... Parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça... Mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!




Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem... Para levar-me de novo à sua empresa. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas... A pequena gentileza, tão barata, de me prestar um pouco mais de cortesia.

Uma frase de Sam Walton que ficou famosa diz assim: "Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar".

Alerta: As empresas jogam um caminhão de dinheiro fora investindo em publicidade, oferecendo o melhor produto e não investem uns poucos milhares em treinamento para atender melhor. As pesquisas dos últimos anos dizem que 96% dos clientes não reclamam, apenas mudam!

Espero que o exemplo de Sam Walton e suas palavras possam ajudar a melhorar o atendimento dos vendedores e a cortesia das pessoas... Pensar sai barato, não custa nada!

Fonte: Artigos.biz


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Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

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