+ BLOGS:

16/10/2011

5 Dicas para você ser um milionário


Por em 13:20

Juntar o primeiro milhão pode ser mais fácil do que você imagina. Se você não tem sorte para ganhar prêmios na loteria nem carisma suficiente para ser o vencedor de um reality show, tente estas cinco dicas para você entrar no seleto clube dos milionários.

Os especialistas Gustavo Cerbasi, Claudio Boriola e Douglas Renato Pinheiro apontam alguns passos que, se seguidos com muito esforço e paciência, podem dar um incremento significativo em suas finanças e fazer com que seu patrimônio ultrapasse a casa dos seis zeros.

"O brasileiro ainda está no início do processo de educação financeira", avalia Cerbasi. "Estamos acostumados a viver muito o momento, a gastar tudo rapidamente. É preciso trabalhar no agora para termos uma visão de futuro", completa Boriola.

Acompanhe o passo-a-passo e prepare-se para ver seus rendimentos crescerem.

Passo 1: transforme a economia em algo automático

Para chegar ao seu primeiro milhão, você deve economizar sempre, mesmo que seja pouco. A dica dos especialistas é destinar, pelo menos, 10% dos rendimentos por mês para qualquer tipo de investimento.

"É preciso ter um planejamento financeiro, saber exatamente as despesas fixas e variadas do mês para quantificar e definir o que ser investido mensalmente", indica Douglas Renato Pinheiro, economista e professor de administração das Faculdades Rio Branco.

"É um passo importante para a pessoa não ficar muito suscetível a variações momentâneas do mercado. As pessoas precisam de uma visão mais ponderada", continua Gustavo Cerbasi.

Segundo Pinheiro, a opção para quem quer enriquecer a longo prazo é o mercado de ações. "Ninguém se torna milionário em curto prazo. Então, a longo prazo, deve-se fazer investimentos agressivos; indico o mercado de capitais".

Claudio Boriola, entretanto, acredita que qualquer tipo de investimento é válido. "Recomendo investir 10% dos rendimentos por mês, não importa em qual frente. Pode ser poupança, ações ou títulos de renda fixa. Pesquise aqueles que são mais adequados a você".

Passo 2: tire vantagem dos impostos

Para fugir dos impostos, você deve evitar uma postura muito inconstante, com movimentações exageradas nos investimentos. Além disso, apostar em fundos isentos de impostos é a saída ideal.

"Existem vários tipos de aplicações com isenções de impostos, como a poupança", aponta Boriola. Segundo levantamentos do economista, com aplicações de R$ 1 por dia na caderneta, com taxas de 0,64% ao mês, o investidor terá, após 20 anos, R$ 17.092,85 na conta. "Se aumentar um pouquinho o valor, o resultado sobe bastante", completa.

Cerbasi aponta que uma postura mais conservadora pode poupar o investidor de gastos excessivos com impostos. "A postura mais passiva, pensando em investir em qualidade e não em desinvestir, faz com que se pague menos impostos".

"O que podemos fazer é guardar todos os recibos para abater as possibilidades de descontos que o governo oferece nos impostos", finaliza Pinheiro.

Passo 3: faça seu dinheiro trabalhar para você

Paciência é o segredo para fugir da cadeia "trabalha, recebe, paga conta".Você deve investir pensando em longo prazo para colher seus frutos. "Não adianta ser Indiana Jones no mercado financeiro, ficar caçando oportunidades", diz Cerbasi.

Para o consultor, o investidor deve buscar informações sobre negócios e empresas."Quem tem visão a curto prazo faz um jogo. Quem tem visão de longo prazo colhe resultados consistentes".

"Esse é um passo fundamental para você deixar de ser escravo do dinheiro, escravo das contas a pagar", completa Boriola.

Passo 4: incremente sua capacidade de ganhar dinheiro

Dinheiro gera dinheiro e, para viver a tão sonhada independência financeira, é preciso aproveitar as oportunidades. Para Gustavo Cerbasi, somente os mais bem preparados poderão desfrutar de tudo o que o atual momento da economia brasileira pode oferecer.

"O Brasil está muito próximo de alcançar o `investment grade` e isso vai gerar alguns efeitos interessantes (...), mas oportunidade não é uma maravilha para todos. Significa maior concorrência e esse é um convite para as pessoas se aprimorarem", diz.

"Empreender o negócio não é fácil, principalmente no Brasil. É importante estar sempre atualizado e informado. O Sebrae sempre dá cursos de como gerir os negócios. Pode ser uma dica valiosa", sugere Douglas Renato Pinheiro.

Passo 5: não pare de economizar

Coloque o controle financeiro em prática e terá muito dinheiro
Para se tornar um milionário, você deve adotar a estratégia do devagar e sempre.Para Gustavo Cerbasi, os investimentos devem ser contínuos, mesmo se isso significar uma entrada temporária no cheque especial.

"Um dos erros mais graves é poupar quando sobra ou se sobra. Na verdade, o futuro não é uma probabilidade, é certo. Assim como o futuro é concreto, o investimento deve ser também."

"Se você tem um planejamento mensal, anual, consegue ter investimento. A essência é fazer o planejamento domestico", finaliza Pinheiro. "Quem puder economizar, quanto mais, melhor. Mas não adianta fazer todo esse esforço e, quando for ao shopping, por impulso, gastar todas as suas economias", aponta Claudio Boriola.

"Falamos de investimentos, de poupar, mas a base de formação do homem é a cultura, principalmente financeira. Quem souber aproveitar a dica será feliz financeiramente", completou.

Fonte: Controle Financeiro Pessoal 
Participe nos enviando suas dúvidas, sugestões de artigos, aviso de problemas e em 24 horas terá resposta. Clique aqui!

Não se esqueça de inscrever seu e-mail para receber novas postagens, ou assinar nossa newsletter para sempre acompanhar as atualizações. Clique no link: Newsletter - Dinheiro sem Limite!

Sobre Ricardo F.S:

Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts , Dinheiro sem Limite , Ricardo Sempre , Verdade Urgente e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Se você quer fazer algum comentário sobre esta postagem, fique a vontade em expressar sua opinião; desde que:


1. Tenha a ver com o assunto;
2. Não haja ofensas pessoais;
3. Não contenha links e spams;
4. Só comente de boa vontade.